Uma gestão de tráfego eficaz garante maior fluxo de visitantes para seus canais digitais. Isso traz como resultados um melhor posicionamento da sua marca entre as concorrentes, maior engajamento do público, mais potenciais clientes e, consequentemente, aumento nas vendas e no faturamento!
Aqui você vai descobrir os tipos de tráfegos, de canais, os benefícios e a melhor maneira de investir nesta estratégia!
O que é tráfego?
Tráfego é o fluxo de visitantes que navegam nas páginas dos seus canais digitais – site, redes sociais, canal do Youtube ou e-commerce. Quanto mais usuários acessam seus canais digitais, mais chances de ser encontrado na Internet sua empresa tem.
O que é Gestão de tráfego?
Gestão de tráfego é uma estratégia que consiste em trazer mais usuários para seu site ou redes sociais através de anúncios. Neste trabalho, o gestor de tráfego segmenta públicos (focando numa audiência interessada em seu produto/serviço) e analisa métricas para gerenciar os visitantes que seus canais estão recebendo. Afinal, não adianta nada receber inúmeras visitas, mas nenhuma ser qualificada para se transformar em negócio, não é mesmo?
Assim, na gestão de tráfego são analisados quais canais digitais são os mais indicados para sua empresa. O intuito é converter visitantes em leads (potenciais clientes) > leads em leads qualificados > leads qualificados em oportunidades > e oportunidades em clientes.
Tipos de tráfegos
Existem 6 tipos de tráfegos, que representam o caminho que os usuários percorreram até chegar no seu site ou outro canal digital. Os dois principais são o tráfego pago (que está intrinsecamente ligado à gestão de tráfego) e o orgânico, mas ainda existem os social, de referência, direto e de e-mail marketing.

1 – Tráfego pago
Com anúncios pagos no Google, Facebook ou Instagram (só para citar os principais) você aumenta o número de visitantes nas suas páginas. É uma forma de ter mais visibilidade online de maneira rápida e alcançar resultados a curto prazo. O melhor de tudo é que a estratégia também pode ser otimizada para alcançar cada vez mais resultados a médio e longo prazos!
Neste tipo de estratégia, é possível definir o orçamento que será utilizado nas campanhas de anúncio e segmentar o público que você deseja alcançar.
Google Ads
É através do Google que as pessoas estão sempre pesquisando, acessando ou assistindo alguma coisa. Por meio da escolha de palavras-chave estratégicas para seu negócio, é mais fácil encontrar pessoas que já estão procurando por seu produto ou serviço.
Facebook Ads
O Facebook conhece mais as pessoas do que elas mesmas. Assim, é possível refinar o público para atrair as pessoas que realmente têm interesse no seu negócio.
Gestão de Tráfego X Impulsionamento no Facebook
É interessante destacar a diferença entre gestão de tráfego e impulsionamento no Facebook. Nesse canal, existe a possibilidade de impulsionar uma publicação diretamente por um botão azul disponível embaixo da publicação.

Embora seja uma maneira rápida e fácil para quem está começando e não possui conhecimento técnico sobre gestão de tráfego, a médio e longo prazos essa estratégia deixa de trazer grandes resultados!
Ao anunciar por esse botão, não é possível otimizar verba, segmentar públicos ou criar campanhas mais elaboradas. Por isso, é sempre melhor investir num trabalho de gestão de tráfego!
2 – Tráfego orgânico
No tráfego orgânico, você traz visitantes para seus canais digitais de maneira gratuita. Geralmente, esse tipo de tráfego vem de mecanismos de buscas, como o Google.
Por mais que seja uma maneira gratuita, é claro que atrair visitantes por tráfego orgânico envolve custos. Afinal, se você não conhece as melhores estratégias para alcançar boas posições do seu site nas buscas, você vai precisar investir no trabalho de um profissional.
Mas o interessante é que você paga uma vez e colhe resultados a médio e longo prazo. Um artigo de blog, por exemplo, pode trazer resultados hoje e daqui a um ano para sua empresa. Diferente do tráfego pago, por exemplo, em que o anúncio dura apenas o tempo que você pagar por ele.
